Estevam Soares, ex-técnico do Palmeiras e Ceará, está entre os citados no relatório do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que trata de envolvimento em esquema de manipulação de resultados para favorecer apostadores em partidas da Série D do Brasileiro de 2024. Seis pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal. A informação é do ge.
A investigação da polícia começou após suspeitas na partida entre Inter de Limeira e Patrocinense, em junho do ano passado, que foi vencida pelo time paulista por 3 a 0, todos os gols marcados no primeiro tempo. Entre os citados no relatório elaborado por Rodrigo Aiache Cordeiro, auditor do STJD, está o ex-técnico do time cearense, que também já passou pelo Palmeiras. Estevam comandava a Patrocinense no duelo da Série D. Além dele, outros cinco são apontados na investigação: Richard Sant Clair Silva/Richard Bala (ex-zagueiro do Patrocinense); Felipe Gama (ex-goleiro do Patrocinense e hoje no Darmstadt-ALE); Rodolfo Santos/Dodô (auxiliar técnico); Anderson Ibrahin (dirigente responsável pela festão do futebol do clube na época) e Marcos Vinicius da Conceição (provável investidor).
O auditor explica que as ações do treinador, além de richard, Felipe, Rodolfo e Anderson se enquadram no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, no artigo 242, que explica o seguinte: "atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende". A pena é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 180 a 360 dias. O STJD apontou, ao analisar troca de mensagens, que o ex-técnico sabia do esquema. Após a conclusão do inquérito, o processo foi encaminhado à Procuradoria de Justiça Desportiva, que é a responsável por analisar o documento. Em seguida, os envolvidos devem ser denunciados e julgados com base no CBJD.
O relatório explica a atuação de cada um dos envolvidos. Estevam Soares, que foi demitido logo após a partida, teria escalado Richard Bala após pedido de Anderson Ibrahin, dono da empresa Air Golden que tinha parceria com o Patrocinense em abril e eram quem "cooptava jogadores a atuar na manipulação de partidas".
VEJA A NOTA DA PATROCINENSE:
"O Clube Atlético Patrocinense (CAP) vem a público esclarecer aos seus torcedores e à população de Patrocínio/MG sobre as recentes notícias divulgadas pela imprensa, que associam o clube a supostos casos de manipulação de resultados em partidas. Tais matérias não correspondem à realidade dos fatos e distorcem os acontecimentos.
CDTS: DIARIO DO NORDESTE
SE INCREVA NO CANAL DA TV BRASIL SOM NO YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UCpD26Lg8Bx2kjIyhvQTh5Xw