PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022 CNT..MDA (VERDADEIRA)

Pesquisa realizada pelo Instituto MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 40,6% das intenções de voto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) é o segundo, com 32% —são 8,4 pontos percentuais de diferença entre eles na pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes dos pré-candidatos é apresentada. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,1%, e João Doria (PSDB), com 3,1%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. André Janones (Avante) tem 2,5%; Simone Tebet (MDB), 2,3%, e Felipe D'Avila (Novo), 0,3%. Eles empatam com Doria dentro da margem de erro, mas não com Ciro. Brancos e nulos somam 5,1%, e indecisos são 7% Esta é a primeira pesquisa CNT/MDA neste ano sem o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato. O levantamento atual não pode ser comparado ao anterior, divulgado em fevereiro deste ano, porque Moro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não aparecem mais na lista de pré-candidatos sondados pela instituição. Com ambos na disputa, Lula tinha 42,2%, e Bolsonaro, 28%. Para a pesquisa, o Instituto MDA realizou 2.002 entrevistas por telefone, entre 4 e 7 de maio. O nível de confiança é de 95,6%, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está sob o protocolo BR-05757/2022.

Veja a intenção de voto estimulada para o 1° turno:

Lula (PT): 40,6% Bolsonaro (PL): 32% Ciro (PDT): 7,1% João Doria (PSDB): 3,1% André Janones (Avante): 2,5% Simone Tebet (MDB): 2,3% Felipe D'Avila (Novo): 0,3% Brancos/nulos: 5,1% Indecisos: 7%

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado não recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos, Lula oscilou positivamente dentro da margem de erro, enquanto Bolsonaro cresceu, em relação à pesquisa anterior. Lula aparece com 33,4% —ele tinha 32,8% em fevereiro—, e Bolsonaro tem 27,3% —tinha 24,4%. São 6,1 pontos percentuais de diferença. Os demais candidatos aparecem empatados tecnicamente no terceiro lugar. Veja o resultado da pesquisa espontânea:

Credito: uol


Categoria:Notícia Brasil Som FM